DECLARAÇÃO DOUTRINÁRIA
(Dogmática e Prática)
- Cremos na salvação oferecida por Deus exclusivamente pelo sacrifício de Seu Filho Jesus na cruz, que derramou seu sangue para a remissão de nossos pecados e para a justificação de nossas iniqüidades perante Deus.
- Cremos que essa salvação é instrumentalizada pela graça de Deus através da fé em Cristo Jesus.
- Cremos que Jesus Cristo ressuscitou dentre os mortos ao terceiro dia e assunto aos céus, está assentado à direita do Pai e reinará assim até a consumação de todas as coisas.
- Cremos que esse mesmo Jesus voltará para arrebatar sua igreja e também estabelecerá seu reino milenar na terra.
- Cremos que a Igreja é o corpo místico de Cristo na terra e também sua noiva a quem Ele tomará para si.
- Cremos no novo nascimento, na filiação divina, na santificação do Espírito Santo, no bom testemunho e numa vida separada do pecado.
- Cremos que a Palavra de Deus, a Bíblia, é inspirada por Deus, infalível, inerrante e suficiente como revelação sobre Deus e se constitui a nossa única regra de fé e prática.
- Cremos que o batismo nas águas por imersão é uma ordenança neotestamentária e assim o realizamos por ocasião da inserção do novo convertido à membrezia local da igreja.
- Cremos na realização da ceia do Senhor como uma ordenança e símbolo de nossa comunhão com Ele e com sua igreja.
- Cremos na operação dos dons do Espírito Santo em nossa geração com a finalidade de proveito comum e útil para a realização da obra do Senhor e edificação da igreja como declarado em 1 Coríntios 12 ao 14.
- Cremos que cada cristão deve desenvolver o ministério pessoal que Deus tem para si, envolver-se na evangelização e missões, contribuir para isso, ser fiel em todas as coisas e ser um referencial para o mundo como sal e luz.
- Cremos no mistério da trindade divina, coexistindo Deus em três pessoas distintas e perfeitamente unidas como Pai, Filho e Espírito Santo.
- Cremos na dupla natureza de Cristo Jesus unindo em si mesmo a perfeita expressão: Deus-homem
- Cremos que o sangue de Jesus é suficiente para pagar o preço de nossos pecados e nos reconciliar com Deus não sendo mais nada necessário nem outra forma de sacrifício.
- Cremos que um dia todos os mortos e vivos serão julgados por Deus e os que forem achados inscritos no livro da vida do Cordeiro viverão eternamente num novo céu, em uma nova terra e na nova Jerusalém. Os que não estiverem inscritos no livro da vida serão banidos da presença de Deus eternamente e lançados no lago de fogo.
- Cremos na autoridade do nome de Jesus, em sua vitória sobre o diabo e seus demônios, em sua vitória sobre todas as obras das trevas.
- Cremos que os anjos de Deus são espíritos ministradores, auxiliares enviados por Deus para servirem àqueles que irão herdar a vida eterna.
- Cremos que não é possível haver ecumenismo protestante-evangélico com as demais religiões e seitas heréticas, embora possa ser tolerado ajuda mútua em atos sociais que gerem benefícios aos mais necessitados.
- Cremos que o homem é responsável pelos seus próprios pecados, que esses mesmos o condenarão e por isso acreditamos no livre-arbítrio dispensado por Deus a todos.
- Cremos que o homem deve se arrepender de seus pecados cometidos contra Deus e sua Palavra, crer no evangelho de Jesus, pois, sem arrependimento lhe é vedada a entrada no reino dos céus.
- Cremos que a igreja local é parte do corpo místico de Cristo, na autoridade pastoral como condutor espiritual do rebanho de Deus, nos ofícios e funções ministeriais de organização e administração eclesiásticas mostradas nas Escrituras.
- Cremos que para Deus nada é impossível e que por meio de Jesus, Ele pode solucionar todos os problemas e satisfazer todos os anseios do ser humano.
- Cremos que a Igreja de Jesus nasceu para cumprir os propósitos de Deus na terra, portanto, ela é a agência autorizada de Deus na execução de Seus planos e no estabelecimento de Seu Reino, embora dela Ele não dependa para executá-los.
- Cremos na boa convivência e paz entre os seres humanos, não apoiamos as guerras, nem a intolerância religiosa de nenhuma espécie e cremos que a todos é assegurado o direito de prestar ou não culto a Deus, independente do destino eterno atribuído ao final a quem quer que seja.