MINISTÉRIOS

ESTRUTURA BÁSICA DA IGREJA:

Nossa estrutura é simples e sem amarras burocráticas para que haja agilidade e facilitação na execução das ações da igreja. O estatuto é cumprido e feito cumprir pelo concílio da Comunidade, que lhe dá nomes e funções, que chamamos de “presbitério da igreja”. As decisões são tomadas no concílio, posteriormente passadas aos ministérios complementares como Diaconia, Intercessão, Infantil, Música e demais, orientando todos os membros na execução das decisões.

O Presbitério

O Presbitério

​É o concílio da igreja. Ele é que toma as decisões estatutárias, burocráticas e legais a fim de que nada impeça o bom andamento jurídico e o ordenamento das diretrizes maiores que dizem respeito à vida organizacional da Comunidade. Ele também é responsável pelas decisões financeiras, de expansão, de doutrina e de comissionamento ao ministério pastoral. O Presbitério é composto por membros selecionados e empossados pelos fundadores da CBBi.

Pastoral

O Ministério Pastoral

O ministério pastoral desenvolve suas atividades diretamente com a membrezia da igreja, com a Classe de Novos Membros, realiza os batismos, treina os membros para a capelania e trabalha na pregação da Palavra. É empossado pelo Presbitério e tem autoridade para representá-lo diante da igreja local. Sua formação se dá pelo tempo necessário de estudos no Seminário Teológico e pelo discipulado com o Presbitério. O pastorado será exercido por tempo indeterminado.

Diáconos

Os Diáconos

O corpo diaconal, além das funções bíblicas de Atos 6.1-6 e 1 Timóteo 3.8-13, são responsáveis pelo patrimônio físico da Comunidade, pela manutenção e limpeza dos lugares de culto, como pela visitação aos membros enfermos e necessitados da igreja. Os diáconos são separados, observados e treinados pelo próprio corpo de diáconos e consagrados pelo Presbitério e ministério Pastoral. Os diáconos são o sustentáculo dos pastores e do presbitério, são parte fundamental da unidade da igreja e jamais se envolverão com disputas de poder ou divisões na igreja.

Intercessão

A Intercessão

A intercessão é uma ação continua da igreja e não um ministério específico. Qualquer membro que tenha passado pela Escola de Ministérios ou qualquer obreiro(a) da igreja podem estar na intercessão. É uma ação vital para a vida e preservação da Comunidade, visto que está fundamentada na palavra de Ezequiel 22.30, na resposta que a igreja dá à busca de Deus por alguém que ore. Os intercessores oram em dias separados, fazem vigílias ou caminhadas de oração, sobem ao monte, oram pela igreja, por seus propósitos e antes e durante os cultos.

Família

O Ministério da Família

 O ministério da família tem por objetivo principal ser o apoio para as famílias da igreja no que diz respeito ao aconselhamento dos casamentos, a preparação do noivado, as orientações dos namoros, à santidade do lar e à oração pelos familiares. Realizar os cultos da família, os cultos especiais para casados e solteiros e os encontros e retiros de casais da Comunidade. A família foi criada no Éden para cumprir o propósito divino de ser a administradora do mundo criado e para preservar a existência humana.

Jovens do Farol

Jovens do Farol

Este é o nome dado ao ministério responsável pelos jovens e adolescentes da Comunidade. Tem um papel fundamental na orientação e na vocação cristã dos moços e moças, tem o cuidado da vida em comunidade dos mesmos e é igualmente importante na preservação da unidade desse grupo. Realiza o culto dos jovens, o GE – o grupo de estudos semanais, os acampamentos, o teatro e o intercâmbio com outras igrejas para a cooperação evangelística e crescimento espiritual dos componentes.

Jovens do Farol Facebook Jovens do Farol

Adoração e Louvor

Adoração e Louvor

A adoração e o louvor são realizados na Comunidade por dois grupos distintos, mas essenciais: o ministério de louvor Vida & Adoração e o grupo Intimidade Dance.
O ministério de adoração e louvor é responsável pela música em todos os cultos e eventos da igreja, bem como pelo cuidado dos aparelhos e instrumentos utilizados, realiza o Seminário de Adoração e gerencia a Escola de Música. Este ministério cumpre profeticamente a execução do louvor em comunidade e da construção de uma plataforma de adoração na cidade onde Deus e seu Cristo são o centro da vida e da canção das pessoas.
O grupo de dança Intimidade é composto por jovens, adolescentes e crianças da igreja com o objetivo de louvar e adorar a Senhor com a ministração da dança, fazendo um resgate dessa arte para Deus e entronizando as declarações do Salmo 150 no ambiente do culto. Também serve de porta de entrada para que as crianças possam iniciar sua mentalidade de responsabilidade e de serviço a Deus.

Ministério Infantil

Ministério Infantil

É a base formadora do futuro da igreja, pois lida diretamente com a probabilidade de gerar nos corações dos pequenos o amor pelo Senhor, o amor pela Palavra, o compromisso com a igreja e o culto e os futuros ministros e ministras da Comunidade. É tamanha a importância deste ministério hoje que não se pode deixar de construir planos e propostas contínuas para seu aprimoramento. O Senhor Jesus tinha uma visão clara acerca das crianças: “Não os impeçais de vir a mim” (Mateus 19.13-15).

ABAN BRASIL

ABAN Brasil 

A Associação Beneficente de Apoio ao Necessitado – chamada atualmente de ABAN Brasil é a “mão estendida” da igreja a fim de realizar assistência às pessoas em situação de risco social. Surgiu a partir da palavra de Deuteronômio 15.11 e se caracteriza como a resposta da Comunidade a uma sociedade que lhe pede a razão da existência. Como braço social da igreja tem em suas bases, não o assistencialismo, mas uma ação social concreta que auxilia o desenvolvimento de cidadãos plenos.

A criação de novos ministério e funções é possível e permitida à medida que a necessidade se apresente. O que foi descrito até aqui serve de propulsor para a construção de uma geração que discerniu o desenho de Deus para si e que decidiu cumprir a sua vocação. Uma Geração Sofonias.